• Home
  • Últimas notícias
  • Bolsa e Dólar
  • Economia
  • Em alta
  • Internacional
MoneyNews
  • Home
  • Últimas notícias
  • Bolsa e Dólar
  • Economia
  • Em alta
  • Internacional
Sem resultado
Ver todos os resultados
MoneyNews
Sem resultado
Ver todos os resultados

BRICS: Entenda sua importância no desenvolvimento econômico

Redação por Redação
junho 12, 2023

Em 2001, o economista britânico Jim O’Neill, do Goldman Sachs, criou o termo BRIC (ainda sem o “S”) em seu estudo “Building Better Global Economic BRICs” para referir-se aos países emergentes Brasil, Rússia, Índia e China.

Os analistas consideravam que esses países possuíam características econômicas similares e tinham um alto potencial de alcançar 50% do PIB mundial até 2050 e rivalizar com os países desenvolvidos.

Na época, o banco manteve um fundo de investimento com essa finalidade, atraindo clientes em busca de ganhos. Em 2006, os países do BRIC adotaram o conceito em suas políticas externas.

Em 2011, o agrupamento foi renomeado para BRICS com a inclusão da África do Sul, adicionando o “S” à sigla. Embora não houvesse necessariamente semelhanças econômicas com o restante do grupo, a inclusão foi uma medida política para representatividade regional.

BRICS
BRICS (Foto: Reprodução/Internet)

O BRICS não é um bloco econômico como a União Europeia, mas uma aliança que busca acumular força e protagonismo no cenário político e econômico internacional.

Os países do grupo compartilham interesses econômicos e sociais comuns e incentivam a cooperação mútua para se posicionar como um contraponto à soberania dos países desenvolvidos nos fóruns internacionais.

Quais países fazem parte do BRICS?

O acrônimo BRICS é formado pelas iniciais dos nomes em inglês dos países que fazem parte do grupo, sendo eles:

  • Brasil
  • Rússia
  • Índia
  • China
  • África do Sul.

Origem e objetivo do BRICS: quando e por que o grupo foi criado:

Em setembro de 2006, ministros das Relações Exteriores de Brasil, Rússia, Índia e China se reuniram em Nova York para discutir temas de interesse comum. A partir daí, o grupo começou a atuar em conjunto, incorporando os atributos levantados no estudo do Goldman Sachs e buscando maior representatividade nos fóruns econômicos internacionais.

Em junho de 2009, ocorreu a primeira reunião oficial de líderes dos quatro países-membros fundadores do BRICS, com foco em assuntos como crise econômica global, reforma de instituições financeiras internacionais, mudanças climáticas e segurança alimentar e energética.

Desde então, o grupo promove anualmente uma cúpula para formalizar acordos e tomar medidas em diversos campos, incluindo a criação de uma instituição financeira própria.

O-que-é-o-BRICS
O que é o BRICS (Foto: Reprodução/Internet)

O papel atual do BRICS no cenário mundial

O BRICS continua a ter uma relevância significativa na geopolítica global e pode ajudar a equilibrar o poder econômico do mundo. Embora sua ascensão tenha sido afetada durante a pandemia, o grupo ainda superou o desempenho econômico do G7 em 2020.

Desde o lançamento do estudo do Goldman Sachs, o cenário político e econômico global passou por muitas mudanças.

Apesar das crises internas no campo político e econômico, conflitos bélicos e tensões territoriais enfrentadas pelos cinco países heterogêneos que formam o BRICS, o grupo se mantém ativo do ponto de vista econômico e pode fortalecer-se com a possível adesão de novos membros, como a Argentina e o Irã, entre outros.

Esse fortalecimento poderia torná-lo um contraponto ao G7, mesmo que ainda seja alvo de discussões.

Além disso, o BRICS tem se destacado por fortalecer a cooperação Sul-Sul, buscando promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre países em desenvolvimento e empreendendo ações conjuntas para enfrentar desafios globais, como mudanças climáticas e segurança alimentar.

No entanto, o bloco enfrenta desafios decorrentes de pressões políticas e externas, incluindo a crescente rivalidade entre China e Estados Unidos, bem como a volatilidade dos mercados financeiros internacionais. Além disso, a desigualdade econômica e social dentro dos próprios países membros do grupo pode prejudicar a promoção do desenvolvimento sustentável.

PIB-BRICS
PIB BRICS (Foto: Reprodução/Internet)

Qual o impacto econômico dos BRICS no cenário mundial?

Os países integrantes do BRICS ainda representam um mercado global robusto, somando cerca de 1/3 do PIB mundial e mais de 40% da população do planeta. Esses países são ricos em recursos naturais e agrícolas, como petróleo, gás natural, minério de ferro, soja, milho, trigo e proteína animal, sobretudo em terras brasileiras.

Embora nem todos os fundamentos apontados no estudo do Goldman Sachs tenham prevalecido para todos os países, a China se destacou economicamente, contribuindo para elevar o poder de paridade de compra do grupo, que soma cerca de 18% do comércio mundial.

Para o Brasil, os investimentos chineses foram significativos, totalizando quase US$ 70 bilhões no período entre 2010 e 2021. Desde 2009, a China é o principal parceiro comercial do Brasil e o mais importante destino das exportações de 19 dos 27 estados brasileiros.

Como um dos membros do BRICS, o Brasil tem acesso a tecnologias e conhecimentos avançados em várias áreas, como telecomunicações, biotecnologia e energia.

Além disso, o grupo tem desempenhado um papel importante na promoção da cooperação Sul-Sul e no enfrentamento de desafios globais, como a mudança do clima e a segurança alimentar, apesar de enfrentar desafios como a desigualdade econômica e social e a rivalidade entre China e Estados Unidos.

NBD- Banco do BRICS:

NDS-BRICS
NDS- Novo Banco do Desenvolvimento (Foto: Reprodução/Internet)

O Banco do Brics (ou NDB) surgiu na Cúpula dos Brics em 2014, em Fortaleza, Brasil, como uma instituição financeira de desenvolvimento para países emergentes. O Brics apresentou a ideia em 2012.

Desde julho de 2015, o NDB tem sua sede em Xangai, na China, e tem como propósito prover financiamento para projetos de infraestrutura em economias emergentes e em desenvolvimento, independentemente de serem membros do grupo ou não. O objetivo é fomentar o crescimento e o desenvolvimento econômico sustentável.

O NDB atua como uma instituição multilateral.

CRF DIGITAL MARKETING LTDA

CNPJ: 44.230.574/0001-21

RUA: Sebastião da Rocha Pita, 120

BAIRRO: Jardim Santa Genebra - Campinas SP

CEP: 13.080-300

AVISO LEGAL

O Moneynews não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Políticas | Termos | Disclaimer

©2021 – 2023 Moneynews – Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas notícias
  • Bolsa e Dólar
  • Economia
  • Em alta
  • Internacional

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.