• Home
  • Últimas notícias
  • Bolsa e Dólar
  • Economia
  • Em alta
  • Internacional
MoneyNews
  • Home
  • Últimas notícias
  • Bolsa e Dólar
  • Economia
  • Em alta
  • Internacional
Sem resultado
Ver todos os resultados
MoneyNews
Sem resultado
Ver todos os resultados

A Deflação e seu Efeito nos Supermercados: Como Assaí e Carrefour Estão Respondendo

Leonardo por Leonardo
agosto 2, 2023

A deflação vista no Brasil tem sido apontada pelos executivos de companhias como Assaí (ASAI3) e Carrefour (CRFB3) como um fator significativo na redução de estoques no segundo trimestre.

a-deflacao-e-seu-efeito-nos-supermercados-como-assai-e-carrefour-estao-respondendo
A Deflação e seu Efeito nos Supermercados: Como Assaí e Carrefour Estão Respondendo. (Foto: reprodução/internet)

Em junho, o IPCA indicou que os preços recuaram 0,08%, com quedas notáveis em alimentos, o que tem um efeito contábil negativo para as varejistas e atacarejistas, já que seus estoques também passam a valer menos.

Redução nos Estoques

No Carrefour, os estoques caíram de R$ 12 bilhões para R$ 8,6 bilhões, e no Assaí, de R$ 6,46 bilhões para R$ 6,3 bilhões. O recuo acontece em um momento de expansão para ambas as companhias.

Comentários dos CEOs

Stéphane Maquaire, CEO do Carrefour, explicou o impacto da deflação no modelo atacarejo: “Se a gente fica com um estoque grande no momento em que cada dia ele vale menos, você tem uma situação que é negativa para as margens”.

Belmiro Gomes, CEO do Assaí, também comentou sobre a situação, observando como os donos de negócios acabam “levando apenas o necessário” devido à tendência de queda nos preços.

Análise da Indústria

Ana Paula Tozzi, CEO e sócio-fundadora da AGR Consultores, falou sobre a lógica inversa entre a inflação e a deflação no estoque e a pressão na indústria para encontrar um equilíbrio entre ambas.

Impacto no Atacarejo

O segmento de atacarejo é mais afetado pela deflação do que os varejistas, pois os empresários normalmente tendem a formar estoques maiores e estão mais atentos ao cenário macro.

Melhora no Capital de Giro

A redução no consumo permitiu que empresas como Assaí e Carrefour melhorassem seu capital de giro. Com estoques menores, liberaram parte do caixa gasto com esses produtos, gerando R$ 1,8 bilhão de reais para ambas as empresas.

Análise de Capital e Consumo

Caroline Sanchez, analista de varejo da Levante, destacou que a melhora pode ser pontual, seguindo a lógica do comportamento do consumidor.

“Essa melhora que a gente viu no capital de giro, principalmente na linha de fornecedores, e estoque diminuindo nos dias é pontual. Ela acompanha esse contexto da inflação”, comentou.

CRF DIGITAL MARKETING LTDA

CNPJ: 44.230.574/0001-21

RUA: Sebastião da Rocha Pita, 120

BAIRRO: Jardim Santa Genebra - Campinas SP

CEP: 13.080-300

AVISO LEGAL

O Moneynews não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Políticas | Termos | Disclaimer

©2021 – 2023 Moneynews – Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas notícias
  • Bolsa e Dólar
  • Economia
  • Em alta
  • Internacional

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.