Não há como buscar formas melhores para ser rico do que ter HÁBITOS DIÁRIOS que colaborem o tempo todo com esse objetivo, não é mesmo? De forma figurada, um carro bonito só o é por completo! Não adianta faltar uma porta e ter apenas 2 rodas, não é mesmo?
Nesse artigo, vamos apresentar a vocês, alguns hábitos que estão no dia a dia de todos aqueles que de fato se tornaram pessoas bem sucedidas e que todos que pretendem seguir o mesmo caminho tem, OBRIGATORIAMENTE, que seguir.
– Acredite firmemente que TEMPO É DINHEIRO
Em geral, pessoas bem-sucedidas trabalham muito duro para atingir seus objetivos. Dessa forma, otimizar seu tempo no intuito de não desperdiça-lo com coisas ou atividades que só te farão permanecer com foco no local errado ou retirando eficiência do que realmente importa tem que ser algo absolutamente mandatório em sua vida!
A pessoa rica, antes de avaliar quanto quer ganhar anualmente, avalia quanto custa cada hora perdida no local ou esforço errado!
Mantendo esse tipo de postura, você possibilitará a análise detalhada de cada atividade “sugadora de tempo” e, assim, aproveitar de forma muito mais eficiente o uso do seu tempo nas atividades que de fato importam.
– Tome riscos calculados
Se tem um conceito que pessoas bem sucedidas tem correndo nas suas veias é: não existe recompensa sem risco! Dessa forma, elas passam a avaliar todo e qualquer passo no seu caminho da perspectiva de elencar quais os riscos são mais e menos eficientes em relação aos retornos previstos e, com isso, conseguem criar um melhor encadeamento de ações a serem tomados no curso de seus objetivos, ações essas que, por serem muito mais eficazes do ponto de vista dos retornos obtidos, tendem a acelerar muito o tempo até que o objetivo final seja atingido!
Também é bom lembrar que todo aquele que entende de fato sobre gerenciamento de risco, SEMPRE terá um plano de contingências para caso algo dê errado! Lidar com riscos é, intrinsecamente, lidar com fracassos eventuais de forma a contorna-los da forma mais rápida e eficiente possível. Quem lida mal com riscos, se coloca muitas vezes em situações negativas que levarão muito mais tempo até ser contornadas, simplesmente por contar demais com a Sorte!
– Networking é vida!
Ninguém obtém sucesso na vida se não tiver à sua volta, em grande parte da jornada ou em momentos específicos, outras pessoas extremamente capazes, competentes e alinhadas em termos de foco e objetivo!
Você já deve ter visto centenas, senão milhares de reportagens, vídeos, etc, onde mostram grandes encontros, reuniões, eventos voltados ao grupo de pessoas mais ricas, onde eles passam a maior parte do tempo conversando entre si. Isso NÃO É COINCIDÊNCIA, acredite!
O hábito de interagir de forma proativa e cotidiana com outros potenciais grupos ou pessoas que irão funcionar como catalisadores para o bom desenvolvimento de seus negócios e atividades é algo absolutamente prioritário aos que de fato querem se manter focados rumo ao sucesso, em especial porque o hábito de se manter atento e aberto ao que outros que estão nesse mesmo mindset tem a dizer tende a nos manter constantemente otimizando nossas práticas e objetivos!
– Evite televisão!
Alguns estudos indicam que cerca de 70% das pessoas mais bem sucedidas vêem menos de 1 hora por dia. Inclusive, existe um tipo de programa que eles claramente evitam: Reality shows (menos de 6% deles assistem a esse tipo de programa).
Pra ser o mínimo redundante possível, televisão, em geral, é um tipo de “entretenimento” pautado em reforçar estereótipos muito ineficientes e preconceituosos e, pior ainda, nos manter focados por um tempo absurdamente alto, em ideias ou conceitos que em nada beneficiam uma visão de fato ampla e pragmática de vida!
Televisão, em outras palavras, só é bom para os donos das emissoras, para os apresentadores de programas de auditório e para os anunciantes. Todos os demais, em sua gigantesca maioria, pouco ou quase nada ganham de fato com isso.
– Fale menos, ouça mais
Comunicação eficiente é uma habilidade absolutamente crucial!
Aqueles que de fato possuem já sucesso e/ou riqueza, não precisam ficar demonstrando o que sabem, o que possuem, tampouco detalhar planos, estratégias ou pontos de vista para outras pessoas, pelo simples motivo que, em geral, seus egos estão sob controle!
Na grande maioria das vezes, inclusive, costumamos nos prejudicar bastante quão maior é o volume de palavras que falamos!
Além disso, a habilidade de saber ouvir e retirar informações cruciais do meio de uma conversa qualquer no intuito de fazer uso de tal informação que traga benefícios para o que quer que se esteja planejando fazer (ou de fato fazendo) tende a trazer frutos enormes no longo prazo para qualquer pessoa!
Inclusive existe um “número” médio para a relação Falar – Ouvir: 1 para 5. Ou seja, para cada 1 palavra que falar, ouça 5! Tenha esse bom hábito e entenda melhor o retrospecto das outras pessoas, seus reais objetivos e intenções e, nesse sentido, viabilize tirar o melhor proveito de qualquer conversa.
A gigantesca maioria dos que se tornam Ricos e Bem sucedidos não chega lá por acaso ou por acidente. Acumular riqueza requer trabalho duro, dedicação e, mais importante, manter uma série de hábitos que viabilizam se manter lá.
Como Aristóteles disse: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é uma ação, é um hábito!”
Esperamos que vocês também consigam implementar os hábitos citados acima em suas vidas e que, com isso, viabilizem uma trajetória muito mais sólida e rápida ao topo.