Todos vocês devem estar há muitos e muitos anos trilhando um caminho árduo, lento e implacável em busca de se tornar aquele profissional que sempre sonhou, seja seguindo o rumo corporativo, rumando para se tornar o Presidente daquela grande empresa, seja trilhando o caminho do empreendedorismo, tentando criar aquele negócio ou empresa que faturará milhões ao ano, e te dará todo conforto e destaque que você sempre sonhou.
Qualquer um dos caminhos é igualmente valoroso e digno, mas também são igualmente complexos.
Ao longo desse caminho, sempre buscamos a ajuda de outras pessoas, seja na forma de apoio moral, ajuda financeira, participação em projetos e tantas outras formas, até porque nenhum caminho consegue ser trilhado absolutamente sozinho.
Porém, o que pouca gente sabe, ou, mais diretamente, o que muita gente acaba por optar ignorar é: a maior parte das pessoas querem te ver muito bem, mas não tão bem quanto elas!
Essa é a REGRA NÚMERO 1 que você deverá aprender se, de fato, quiser chegar a algum lugar!
Quando você decidir fazer um curso qualquer, ou tentar uma nova fonte de renda na sua empresa, ouvirá quase que todo dia, frases como: “Vai lá, É isso aí!”, ou “Aposto que você vai ficar rico com isso”, “Isso aí, acredite em você, você vai longe”.
Agora, o dia que de fato você obtiver sucesso na sua empresa ou profissão, ganhando 20mil, 30mil, e seguir focado em evoluir ainda mais, sabe o que ouvirá? “Pra que tanta ganância?”, “Eu prefiro ter vida”, ou “Tá desperdiçando tempo precioso com lazer”.
A pior parte mesmo será num momento mais à frente, quando numa mesa de bar, na festa de aniversário do filho da amiga, numa viagem de férias ou qualquer outro local descontraído, for iniciada uma conversa em que o tema seja exatamente um daqueles que você resolveu estudar mais, ou se aprofundar antes do seu grande salto, você terá que ouvir um zilhão de bobagens e opiniões de pessoas que se debruçaram anos em cima de livros ou achismos diversos e, você que foi lá e fez acontecer, ao apresentar o ponto de vista de alguém que de fato realizou algo, ouvirá algo como: “por isso que cada um pode ter direito a uma opinião”, ou “até onde você fez funciona assim, mas lá no Japão, nas noites de lua Minguante e chuvosas, não é assim”.
É sempre assim que funcionará, não importa se em questões pessoais, profissionais, psicológicas, religiosas, ou o que quer mais que seja.
Toda vez que você tentar iniciar algo novo, e que as pessoas internamente não tenham crença alguma de sucesso, ainda assim, você ouvirá milhões de palavras de estímulo, frases de efeito, “causos” de um primo distante que também fez aquilo e deu super certo.
Toda forma de estímulo vazio, que na maior parte das vezes, vem na forma da pessoa apenas estimular algo que ela, internamente, não tem a menor crença que você seja capaz de fato de realizar.
E quando, eventualmente, você se esforçar muito mesmo, abrir mão de semanas, meses, talvez anos de noites bem dormidas, daquelas viagens de férias, de poder ter mais tempo ocioso, em prol de um objetivo muito maior e mais estruturado em cima de atingir um nível mais alto de conforto e riqueza (financeira e pessoal), e OBTIVER SUCESSO nesse esforço, aguarde toda forma de repressão, desdém, piadinhas ou, até mesmo, ofensas ao seu esforço, a você pessoalmente ou aos seus métodos!
Como um amigo uma vez escreveu, citando Aristóteles: “A Coragem é a maior dentre todas as virtudes, é ela que garante todas as outras”.
O caminho para o Sucesso é um caminho extremamente Solitário, especialmente em países onde o Mérito oriundo do trabalho duro são desprezados, como o nosso.
Então, esteja absolutamente preparado para lidar com Frustrações, Dores, Ansiedades, Dúvidas, Questões Morais e Éticas, de forma absolutamente solitária! E essa solidão virá de todos os lados: da maioria dos amigos “próximos” e, na imensa maioria das vezes, da família que, inclusive, se tiver a oportunidade, tenderá a apertar feridas importantes.
Analisando friamente, diria que isso, inclusive algo desejável, pois antes ter de lidar sozinho com questões muito difíceis e cruciais, do que ter de contar com a “ajuda” de pessoas cujos interesses genuínos diferem em muito daqueles que você procura e/ou necessita.
Essa corrida é literalmente, uma Maratona! Deve ser trilhada sozinha, por períodos longuíssimos, sujeitos a muitas dores, fadigas e instabilidades emocionais, dentro de um ambiente que pode te proporcionar “frio, chuva e trovões”, mas que se bem trilhado, focado no que importa, com o devido preparo, ao final, rende frutos que, também, somente quem trilhou tal caminho tem condições de fato de usufruir e compreender!