A cobertura apropriada de seguro auto tem a capacidade de livrar as pessoas de grandes problemas em casos de acidentes ou de panes.
Apesar do estresse que essas situações trazem consigo, os segurados têm amparo financeiro e diminuem os gastos com reparos. Porém, essas vantagens só são aproveitadas quando o seguro escolhido está de acordo com as necessidades do consumidor.
Para ter certeza disso, torna-se necessário fazer uma avaliação criteriosa das apólices que estão disponíveis no mercado. Descubra agora algumas dicas para aprender a escolher a sua cobertura de seguro auto.
Dê preferência por corretoras mais conhecidas
Quanto mais caro e mais novo é o veículo, mais caros serão os possíveis reparos em caso de acidente, roubo, furto, etc. Por isso, é necessário optar por seguradoras que tenham capacidade de arcar com esse tipo de sinistro.
Para maior segurança, é melhor contratar as apólices de bancos ou de seguradoras maia estabelecidas no segmento. Mesmo assim, a pesquisa pelas referências de cada seguradora não pode ser dispensada.
Sempre se deve dar uma olhada no site Reclame Aqui para averiguar se os contratantes dos seguros têm toda a assistência, se a seguradora atende satisfatoriamente às reclamações, etc.
Ter certeza de que é possível pagar pelas mensalidades do seguro
Muita gente acaba contratando serviços ou comprando coisas por impulso, mas não se pode fazer isso com o seguro auto. Caso as mensalidades estejam atrasadas e aconteça um sinistro, você não terá nenhum tipo de cobertura e terá mais gastos ainda: arcar com o prejuízo do seu veículo e ainda pagar os débitos com a seguradora.
Sendo assim, é preciso abusar dos simuladores de mensalidade para garantir que será possível pagar o seguro todos os meses e sem atraso.
Afinal, um roubo, uma pane ou outros sinistros podem acontecer a qualquer momento.
Fazer uma lista sobre os eventuais problemas que devem ser cobertos
As corretoras de seguro sempre oferecem uma variedade imensa de coberturas e, apesar de você ter a sensação de que seu veículo está mais seguro, a realidade é que muitas delas nem mesmo se relacionam à sua realidade de vida.
Desse modo, antes de entrar em contato com a seguradora, o ideal é já ter uma lista com todos os sinistros possíveis: se você mora ou trabalha em um lugar que costuma alagar, deve requisitar a cobertura adicional de alagamentos.
No geral, existem algumas coberturas das quais você não deve abrir mão porque elas visam sinistros muito comuns. São elas: furto, danos a terceiros, roubo, acidentes pessoais de passageiros e colisões.
Orçar as apólices de seguro auto em mais de um lugar
Com o aumento da frota de veículos, também aumenta a quantidade de seguradoras e a variedade de preço. Por isso, antes de ir pessoalmente a uma corretora (o que pode incentivar a contratar a apólice imediatamente), é preciso acessar os simuladores virtuais de cada uma das seguradoras e só tratar pessoalmente quando o valor oferecer vantagens reais em relação à apólice desejada.