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Bater o Ponto’ Abolido: Novo Sistema de Produtividade Implementado para Servidores Federais

Leonardo por Leonardo
agosto 1, 2023

A prática de “bater o ponto” foi substituída pelo Programa de Gestão e Desempenho (PGD), editado em 31/7 pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

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Bater o Ponto’ Abolido: Novo Sistema de Produtividade Implementado para Servidores Federais. (Foto: reprodução/internet)

A partir de agora, a frequência dos servidores públicos federais será gerida através da produtividade e do cumprimento de metas.

Detalhes do PGD

Os participantes do programa ficarão dispensados do controle de frequência. “Os participantes do PGD ficam dispensados do controle de frequência e assiduidade.

Em substituição a este tradicional controle, o PGD requer a gestão de entregas e resultados”, informa o comunicado.

Exceções ao Controle de Frequência

Embora a nova instrução normativa elimine o controle de frequência, ainda reconhece a necessidade de registrar presença em “situações específicas”.

“Desde que previsto no ato de autorização do dirigente máximo do órgão/entidade, o participante poderá registrar o seu comparecimento ou o cumprimento de determinada carga horária nas dependências da organização”, explica o comunicado.

Gestão pela Chefia

A administração das atividades dos servidores será de responsabilidade dos chefes de cada setor, focando na produtividade e no cumprimento de metas. Isso inclui a elaboração de um plano de trabalho detalhado, abordando as tarefas e os prazos de entrega.

Regulamentação do Teletrabalho

Para os servidores em teletrabalho, o PGD estabelece critérios específicos, como a assinatura e cumprimento do plano de trabalho e o Termo de Ciência e Responsabilidade (TCR). O profissional também deverá se reportar à chefia sobre suas atividades e possíveis impedimentos.

Adoção Voluntária

A aplicação das novas instruções será voluntária e dependerá da autoridade máxima de cada órgão. Segundo a assessoria de comunicação do MGI, o objetivo é promover a cultura de metas individuais e proporcionar maior “entrega da organização”, além de trazer transparência aos resultados.

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