O Programa Bolsa Família está chegando ao final dos depósitos, e em maio, cerca de 21 milhões de beneficiários receberam parcelas no valor mínimo de R$ 600. No entanto, muitas pessoas tiveram uma surpresa desagradável ao terem o benefício bloqueado.
A partir de março de 2023, o Governo Federal realizou uma renovação oficial do Bolsa Família, implementando novas regras e medidas de fiscalização com o objetivo de direcionar o pagamento às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Durante esse processo, o sistema do Cadastro Único (CadÚnico) realizou uma revisão minuciosa dos cadastros, resultando no bloqueio de mais de um milhão de cadastros de titulares do Bolsa Família que afirmaram viver sozinhos.
No momento, o Governo está investigando a possibilidade de que, durante esse período mencionado, o ex-presidente Jair Bolsonaro tenha facilitado a inclusão de famílias unipessoais no programa por motivações políticas, visando obter apoio popular e garantir sua reeleição à presidência.
Cronograma de bloqueios e revisões cadastrais
O Ministério do Desenvolvimento Social divulgou um comunicado informando que as famílias unipessoais terão seus benefícios do Bolsa Família bloqueados por um período de três meses.
Durante esse tempo, o titular terá a oportunidade de atualizar suas informações cadastrais no CadÚnico, fornecendo dados verídicos para garantir o desbloqueio do pagamento.
Recentemente, o calendário de bloqueios foi revisado devido à liberação do Bolsa Família em junho. Como resultado, o grupo 2 terá um prazo reduzido, com o bloqueio do benefício em julho e o cancelamento no mês seguinte, em agosto. A seguir estão as etapas do calendário:
- Grupo 1: Bloqueio de abril a junho de 2023 | Cancelamento em julho de 2023
- Grupo 2: Bloqueio em julho de 2023 | Cancelamento em agosto de 2023
- Grupo 3: Bloqueio de julho a setembro de 2023 | Cancelamento em outubro de 2023
- Grupo 4: Bloqueio de agosto a outubro de 2023 | Cancelamento em novembro de 2023
- Grupo 5: Bloqueio de setembro a novembro de 2023 | Cancelamento em dezembro de 2023
Prazo final para evitar o bloqueio do Bolsa Família
- Grupo 1 tem como prazo limite para a regularização do cadastro da família até 16 de junho.
- Para o Grupo 2, o prazo limite para a regularização do cadastro da família é 14 de julho.
- O Grupo 3 tem até 15 de setembro para regularizar o cadastro da família.
- Já o Grupo 4 deve regularizar o cadastro da família até 13 de outubro.
- E por fim, o Grupo 5 tem como prazo limite para a regularização do cadastro da família até 10 de novembro.