Em meio ao cenário econômico desafiador, os membros da Geração Z, nascidos entre o fim da década de 1990 e 2010, estão sentindo o peso da inflação elevada e de um mercado de trabalho instável.
Ahmed Sameer El Khatib, coordenador do Instituto de Finanças da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), opina que, para esta geração, a disrupção é o novo normal, e a inflação alta parece ser uma parte constante de suas vidas.
Esses fatores, juntamente com a falta de aumento nos salários, têm causado preocupações nos mais jovens, que encaram pela primeira vez o aumento generalizado dos preços.
Compreensão e Preparação da Geração Z
“A Geração Z é a primeira geração a ter crescido em uma economia globalizada e digitalizada, e muitos desses indivíduos têm uma compreensão mais abrangente da inflação e suas implicações”, afirma El Khatib.
Ele acrescenta que o aumento da incerteza econômica e a instabilidade global “podem ter levado muitos membros dessa geração a buscar soluções mais seguras e estáveis para seus recursos financeiros.”
Impacto Ambiental e Social nas Decisões Financeiras
Os jovens da Geração Z demonstram consciência do impacto de suas escolhas financeiras no ambiente e na sociedade.
Além disso, “passaram pela pandemia da covid-19, recessão econômica e alta da inflação, preocupações que afetarão seu comportamento, inclusive de consumo”, segundo o coordenador.
Perfis Variados dentro da Geração Z
Por outro lado, El Khatib destaca que as gerações são grupos complexos, e as tendências de gastos podem diferir significativamente entre os indivíduos.
Alguns membros da Geração Z no Brasil podem ter acesso a recursos financeiros mais estáveis e ainda assim optar por gastar em viagens, entretenimento e tecnologia.
Considerações Financeiras e Sustentabilidade
Outros podem precisar ser mais cautelosos com seus gastos devido a situações financeiras instáveis. A Geração Z é notória por sua conscientização acerca do impacto financeiro de suas escolhas de consumo, e alguns podem estar buscando opções mais acessíveis ou responsáveis financeiramente (relacionados à sustentabilidade empresarial e ambiental, por exemplo).