Os brasileiros vem se queixando não é de hoje das inúmeras ligações que eles vem recebendo em seus celulares de telemarketing. E a boa notícia, é que hoje, é finalmente possível bloquearmos essas chamadas indesejadas. Quer saber mais? Fique conosco até o final que iremos te dar todas as orientações de como não recebê-las mais!

Conforme mencionamos, as ligações de telemarketing sempre foram um incômodo para grande parte dos brasileiros. Atualmente, com os chamados robocalls – que são ligações geralmente realizadas por robôs e que são transferidas somente para um atendente quando ela é atendida, estão sendo cada vez mais comuns as chamadas que ficam mudas.
Uma das alternativas que muitas pessoas já tentaram, é bloqueando o número que aparece nas chamadas pelo próprio aparelho celular, mas muitas vezes somente esse tipo de bloqueio não resolve o problema.
Desse modo, a Anatel em julho de 2019, que permite que o consumidor solicite o bloqueio do recebimento de ligações relacionadas a ofertas de serviços de telecomunicações das operadoras de telefonia e também operações de consignado – empréstimo consignado e cartão de crédito – de instituições financeiras. Após a solicitação, o bloqueio acontece em até 30 dias.

Como funciona o Não Me Perturbe
O Não Me Perturbe é uma ferramenta nacional criada pela Anatel, em julho de 2019, que permite solicitar o bloqueio de ligações de telemarketing em todo o Brasil, conforme mencionamos anteriormente.
Essa plataforma, abrange empresas de telecomunicação (telefone móvel e fixo, TV por assinatura e internet) e instituições financeiras (empréstimos consignados e cartão de crédito consignado).
Inicialmente, o cadastro bloqueava apenas os serviços das empresas de telecomunicação Algar, Claro/Net, Claro NEXT (antiga Nextel), Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Telefônica/Vivo.
Recentemente, algumas instituições também passaram a fazer parte da iniciativa: Agibank, Banco Alfa, Banco do Brasil, Banrisul, Bari, BMG, Bradesco, Bradesco Financiamentos, BRB, BV, Caixa, Cetelem, CCB Brasil, Digio, Daycoval, Facta Financeira, Financeira Alfa, Inter, Itaú-Unibanco, Itaú Consignado, Mercantil do Brasil, Mercantil do Brasil Financeira, Olé Consignado, PAN, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi e Zema Financeira.

O cadastro no sistema deve ser realizado pelo site oficial. O consumidor poderá informar o número de telefone que deseja realizar o bloqueio, bem como eleger a prestadora ou instituição financeira cujas ligações não interessam mais. O bloqueio ocorre em até 30 dias após a data da solicitação.
Após esse período, caso o consumidor ainda receba alguma chamada, ele poderá entrar em contato com a empresa e preencher um formulário relatando o ocorrido. A empresa então terá até cinco dias para explicar a ocorrência. Ela poderá ser punida se for provado o descumprimento do bloqueio.
Outro ponto importante é que o bloqueio abrange apenas ligações de telemarketing, ou seja, oferta de serviços e produtos não solicitados. O usuário poderá continuar recebendo chamadas com confirmação de dados, prevenção a fraudes, cobranças e outros serviços bancários. O mesmo vale para SMS.
A Anatel ainda alerta que o Não Me Perturbe não tem aplicativos para smartphones, não envia e-mails com arquivos executáveis e nem solicita dados pessoais ou bancários.

Como ativar o Não Me Perturbe
É possível realizar o cadastro no site por meio do computador ou do smartphone. Entre no site naomeperturbe.com.br e siga os seguintes passos.
Passo 1. Caso não tenha cadastro, clique em “Quero me cadastrar”.
Passo 2. Após selecionar a opção de cadastro, o consumidor deve informar nome completo, CPF, e-mail e criar uma senha contendo no mínimo oito caracteres, sendo pelo menos um maiúsculo, um minúsculo, um número e um caractere especial. Em seguida, marque a caixa dizendo que concorda com os termos de uso, confirme que não é um robô e clique em “Enviar”.
Preencha os dados com nome, CPF e e-mail para se cadastrar no site do Procon.
Passo 3. Será enviado em e-mail de confirmação para o endereço solicitado. Clique em “Entendi”. Será enviado um código de verificação para o e-mail cadastrado.
Passo 4. Vá até o e-mail e clique em “Validar e-mail” para concluir o cadastro. Confirme o cadastro no site do Procon por e-mail.
Passo 5. Em seguida, volte à página inicial do Não Me Perturbe e clique em “Efetuar Login”. Informe o e-mail ou telefone cadastrado, coloque a senha e marque a caixa confirmando que não é um robô. Clique em “Enviar”. Volte para a página inicial do Procon para fazer login.
Passo 6. Na página que se abrir, clique em “Novo bloqueio” para cadastrar o número de celular. Clique em “Novo Bloqueio” para cadastrar o número de celular.
Passo 7. Digite o número do telefone e selecione as prestadoras e instituições financeiras que deseja bloquear. Confirme que não é um robô e clique em “Enviar”. O bloqueio será realizado em até 30 dias após a solicitação.
Pronto! Com isso, você ficará livre dessas ligações tão indesejadas.