E aí? Como sair do vermelho? Ninguém gosta de fica endividado, mas devido a algumas escolhas erradas ou a gastos desnecessários isso acaba acontecendo.
Essa situação é mais comum do que se imagina, e muitas vezes acaba virando uma bola de neve, pois, as dívidas só tendem a aumentar devido aos juros de algumas delas.
Uma conta atrasada aqui, um gasto mais alto ali, e pronto, já é o pontapé inicial para que as suas dívidas se acumulem, se tornando impossível ficar com os pagamentos em dia.
Mas com um pouco de planejamento e organização, é possível virar o jogo e voltar a ter todas as suas finanças em dia. Voltando a ter uma vida financeira saudável.
Veja a seguir as 3 dicas matadoras que separamos, para que você consiga sair do vermelho em 2020, e se organizar financeiramente evitando futuras dividas.
3 dicas matadoras para sair do vermelho em 2020.
1- Entenda suas dívidas.
Ninguém fica endividado do nada, gastos foram feitos e o primeiro passo é
conhecer qual a natureza de todos eles. Isso ajuda também a evitálos no futuro. Não compre se não pode pagar!
Comece colocando no papel quanto você está devendo, há quanto tempo
e para quem, e se organize dessa maneira. As dívidas mais antigas devem
ser pagas primeiro por causa dos juros.
2- Tenha em mente todo seu orçamento financeiro pessoal.
A causa de muitas dívidas é que muitas pessoas não têm noção do seu
orçamento pessoal, e acabam gastando mais do que se deve. Não gaste
mais do que ganha, essa é a principal regra!
Liste o que recebe, como salário, dinheiro extra etc., e em seguida,
coloque no papel as despesas fixas. Com essas informações, você descobre onde é possível cortar gastos para quitar as dívidas existentes e sair do vermelho.
3- Busque renegociar os débitos. Depois de saber exatamente quanto deve, é importante buscar renegociar as dívidas. Antes mesmo de entrar em contato com as empresas, prepare uma proposta de pagamento de acordo com as suas possibilidades.
Sempre é possível conseguir grandes descontos nessas negociações. Tente sempre negociar um desconto no valor total, assim, terá maior sucesso na renegociação das suas dívidas.
Dicas finais.
Com planejamento e organização, sair do vermelho é possível. Para não passar por essa situação novamente, invista sempre no controle financeiro e no corte de gastos.
Nunca gaste mais do que ganha e crie uma reserva de emergência para imprevistos que possam surgir. Gerencie suas dívidas com inteligência e viva com mais segurança.